segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Terça-feira de Carnaval 2012 : Subida da Serra do Piloto (Estrada Imperial)

SERRA DO PILOTO
Acesso: Rodovia Rio-Santos Km 433 – Trevo
Mangaratiba teve um importante papel ao longo do século XIX, sendo entreposto comercial de café e escravos e principal ponto de escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba. A entrada de tais produtos no município através da Serra do Piloto, descendo a Estrada São João Marcos antiga Estrada Imperial, primeira estrada de rodagem da história brasileira – datada de 1856. Ao longo dos 40 quilômetros de extensão, a estrada oferece belíssima vista da Baía de Mangaratiba e características ideais para a prática do ecoturismo de aventura, lazer, outros, Desta época, restaram prédios de linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial, pontes e algumas ruínas que merecem serem apreciadas.

Vamos então aos fatos.

Nossa pedalada começou no fim da tarde, motivada pela chegada de um novo pedalador, Bruno, nos animando a cumprir o combinado: Subir a Serra do Piloto.

E logo na saída surgiu o primeiro desafio.

Chegada da Cachoeira dos EscravosEstrada Imperial – Local onde os escravos tomavam banho.

Bebedor do cavalo de D. Pedro II.

Ao todo foram 10km totalmente de subida, com lindas paisagens.

O próximo deafio nessa região será ir e voltar a Rio Claro, total de 85km ...

Um comentário:

  1. Parabéns pela viagem!

    Subi a Serra do Piloto até São João Marcos, três meses antes da pavimentação. Foi difícil, até aceitei a carona de uma pick-up em determinado trecho. Vendo suas fotos, deu vontade de voltar até lá, esticando até Lídice e Getulândia, quem sabe descendo até a Rio-Santos e voltar pro Rio!

    Abs, boas pedaladas!

    ResponderExcluir

Deixei aqui seu comentário para o fomosdebike !