terça-feira, 21 de agosto de 2012

Viagem de Trem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas

Está planejado. Faremos no próximo mês (em conjunto com a pedalada até a Lagoa Tiririca (MG)), a viagem de trem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, seguindo após até Guarapari.


A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) opera o único trem de passageiros diário no Brasil e liga duas importantes capitais brasileiras: Vitória, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em funcionamento desde 1907, o serviço incentiva o turismo e transporta cerca de um milhão de passageiros por ano com segurança e conforto. O trajeto percorre regiões de belas paisagens e importância histórica, passando por cidades coloniais às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, até chegar às praias do Espírito Santo. A viagem de 664 km dura aproximadamente 13 horas.

O trem tem carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. Há serviço de bordo em todos os ambientes.

O percurso

Todos os dias (com cerca de 2.800 usuários diariamente), dois trens de passageiros circulam pela EFVM: um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, às 7h, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; o outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30.

Reportagem do SPORTV sobre o trem de passageiros da Vitória Minas


Trem de passageiros da EFVM - Reportagem Bom dia Brasil


Conheça a única linha de trem no Brasil que liga duas capitais


 Viagem de Trem - Belo Horizonte a Vitória


Viagem de trem

Imagens da viagem:

https://plus.google.com/photos/108433464245131223742/albums/5744037910497964785#photos/108433464245131223742/albums/5744037910497964785
http://apenasoutrocaminho.blogspot.com/2012/01/trem-de-passageiros-belo-horizonte.html
http://turismandopelopais.blogspot.com.br/

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um possível destino: Timóteo-MG x Lagoa Tiririca (Pingo D`água-MG, via Ponte Queimada)


Situada no Parque Estadual do Rio Doce, a Lagoa Tiririca é uma lagoa natural pertencente ao município de Pingo D`água-MG, há 40Km de Timóteo-MG.


A região toda possui 40 lagoas e faz parte do Circuito das Lagoas de Minas.




Para chegar na lagoa, é necessário atravessar a Ponte Queimada, construída na década de 1930, com 800 m de extensão. Era caminho para o escoamento da produção de carvão.
O curioso nome tem duas versões para sua explicação: a primeira é que a passagem foi queimada por índios que habitavam o local, já a segunda, diz que o fogo foi provocado intencionalmente por soldados que transportavam presos para Caratinga.



Grande parte do percurso é dentro da Mata.


Abaixo segue um vídeo mostrando a situação precária da ponte.

Já pedalamos por SP e RJ. Com esta viagem em MG, completaremos o triângulo principal do sudeste.
E ainda teremos a chance de pedalar em ES, pois mais à frente faremos a viagem de trem Minas x Vitória.

Até lá !

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resende-RJ x Formoso-SP x São José do Barreiro-SP

Finalmente aconteceu neste útimo sábado a tão aguardada pedalada de Resende-RJ até São José do Barreiro-SP. Saímos por volta de 7h da manhã e seguimos pela Votorantim.

Esta região é cercada por montanhas, assim, a pedalada foi um verdadeiro sobe e desce.

Ao todo foram mais de 92km, na sua maioria em estrada de chão batido, às vezes com cascalho (dificultando a pedalada por estarmos utilizando pneu slick), mas houveram trechos de asfalto, que nos proporcionaram emocionantes descidas (e subidas também).



Percurso repledo de intensas subidas.


Essa subida parecia que não acabaria nunca.

Apesar de estar frio na região, o sol havia chegado.

O que para uns é o cenário do dia-a-dia, para nós uma surpresa.



Às vezes aparecia uma sombra, mas faltou água fresca.



Está vendo esta descida? Ela sucedeu uma subida de mesma intensidade.

Enfim, chegamos no asfalto.

Com os solavancos das pedaladas na estrada de chão batido, o parafuso que segura o selim da minha bike acabou afroxando. Foi aí que conhecemos a Tia Nina, que nos foi de uma gentileza inigualável, bem no estilo do interior, emprestando as ferramentas necessárias para resolvermos o problema. Ainda nos apresentou suas bicicletas, uma que já detém há mais de 26 anos.

Esta é a praça de Formoso-SP, caminho da Estrada Real. Descansamos um pouco por por aqui.

Esta foto foi tirada do banco da praça, tomando uma gelada (ninguém é de ferro!).

A última subida antes de chegar a São José do barreiro,
e a última descida.

Enfim, chegamos!


Era por volta de 11h, estávamos com fome, pois havíamos comido somente uma banana antes de saírmos de Resende. Foi aí que fomos privilegiados com uma feirinha em frente à Igreja, na praça da cidade. Não deu outra, comemos um delicioso pastelbanana.


Conhecemos ainda o Roberto, ciclista assíduo da região, que nos deu uma dica que seria valiosa: voltar para Resende por outra Estrada, que seria mais tranquila.
Nos falou também que nosso blog é conhecido por lá !



É neste restaurante aí de cima que paramos para beber uma gelada e comer uma deliciosa comida.
Lembra da feirinha ? Tivemos uma idéia ousada que foi aceita pela conzinheira! Compramos uma mostarda e ela fez na hora pra gente, foi uma delícia !


O restaurante é um verdadeiro ponto turísitico.

Depois do almoço, um descanso já tradicional na praça, desta vez num coreto.

Foi aí que conhecemos na praça os ciclistas mirins Danton, Breno e Mateus, que nos apresentaram a cachoeira Água Santa.


Com certeza foi muito importante para recuperarmos a energia para a volta.


Lembra da dica do ciclista Roberto? Pois então, fomos pelo caminho e descobrimos que já havíamos passado por lá na pedalada até Arapéi (http://fomosdebike.blogspot.com.br/2012/06/resende-rj-x-arapei-sp.html), Chegamos em Resende pelo bairro Ipiranga.


Até a próxima !